marketing-digital 01
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O termo Marketing Digital vem cada vez mais sendo utilizado no cenário da divulgação de produtos e serviços transformando assim a relação entre marcas e consumidor, mas pouca gente sabe realmente a fundo o seu poder e as possibilidade que ele traz a quem o utiliza da maneira correta.

Esse novo modelo de comunicação entre negócios e pessoas resume-se na possibilidade de interação através de conteúdos relevantes para a audiência a ser atingida. Isto é:

 

“Com a internet, o comportamento do consumidor mudou. As pessoas não querem mais ser o agente passivo da relação, ou seja, serem impactadas nos seus momentos de lazer por anúncios das marcas falando bem de si mesmas. Agora é o próprio consumidor que busca informação, interage e opina sobre a empresa.”

 

E nesse momento surge a seguinte dúvida na sua cabeça: Qual o papel da empresa nesse processo?

O papel da empresa é simplesmente proporcionar ao usuário a melhor experiência possível, oferecendo um conteúdo de relevância dentro do seu nicho de atuação.

Dessa forma a empresa cria a sua própria audiência.

E nesse artigo você verá:

1 – Porque as empresas estão investindo em Marketing Digital

2 – O comportamento dos usuários

3 – Conclusão

 

1 – Porque as empresas estão investindo em Marketing Digital:

marketing digital
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As grandes empresas viram o número de usuários de internet se multiplicando de forma muito rápida no Brasil e trataram logo de se adaptar a nova forma de fazer marketing.

Porém o maior beneficiário dessa inovação foram as pequenas e médias empresas, que podem mostrar todos os diferenciais do seu negócio, principalmente para quem tem comércio local e se via atrelado a maneira antiga de fazer divulgação. Vamos listar alguns fatores para você investir no Marketing Digital.

1.1 – Número de usuários:

marketing digital
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Segundo dados, os brasileiros passam mais de 5 horas do seu dia conectados, e eu aposto que você já se deparou com a situação de sair com amigos, esposa, marido, ou filhos e a(s) pessoa(s) ficarem o tempo todo no smartphone.

E o motivo pelo qual a internet se tornou uma plataforma indispensável para divulgar o seu negócio é justamente esse, o número de pessoas conectadas no Brasil, hoje já chega a mais de 55% da população com mais de 10 anos.

Falando em números mais próximos de você isso significa teoricamente que metade da população da cidade onde você mora têm acesso a internet.

Já imaginou poder chamar atenção das pessoas que se interessam no seu nicho sem gastar muito? Isso é o marketing digital.

1.2 – Interação:

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Na introdução deste artigo citei que as relações entre marca e consumidor mudaram, portanto muito devido ao surgimento das redes sociais as pessoas ganharam o poder de interagir e compartilhar informação com seu círculo de amizades muito mais rápido.

Isso significa que se seu conteúdo for relevante (interessante, agregador) você terá a atenção da pessoa, e possivelmente ela deixe um feedback em forma de curtida, comentário ou compartilhamento.

Para seus conteúdos (artigos, vídeos, postagens) terem um maior grau de interação é importante você instigar o usuário a tomar a ação que você deseja, podendo ser até mesmo um cadastro em sua lista VIP que você pode saber mais no artigo “Eu preciso de uma Lista VIP para meu negócio?”.

1.3 – Segmentação:

marketing digital
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Ao preencher os dados para criação de contas em redes sociais cada pessoa deixa suas informações, desde as mais pessoais como gostos musicais, filmes, hobbies ou até dados demográficos como idade, sexo, cidade onde mora e etc…

Por tanto você pode mostrar seus anúncios para as pessoas que supostamente já demonstram interesse nos seus conteúdos e a tarefa de transformá-la em em sua seguidora ou assinante se torna mais fácil.

Se o seu produto ou serviço atende uma região em específico você pode determinar para quais localidades ele aparecerá, e se você tiver a sensibilidade de atingir a região emocional do cérebro das pessoas você terá uma campanha viral, onde o seu conteúdo se propaga com a divulgação das próprias usuários. Entenda mais sobre Neuromarketing no artigo “Tudo que você precisa saber sobre Neuromarketing.

 

2 – O comportamento dos usuários:

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Esta talvez seja a parte mais importante deste artigo, é nesse tópico onde explico qual o comportamento padrão de um usuário na internet em qualquer lugar do mundo, seja no Brasil, na China, nos EUA e ou até mesmo no Hawaii (hehe).

Sim, se eu e você pudéssemos ver nesse momento todas as telas de computadores e smartphones do mundo, nós notaríamos o mesmo comportamento em todos os casos. Isso quer dizer que eu e você também seguimos esse padrão. Não acredita? Então vou te provar.

Existem 4 razões fundamentais para as pessoas acessarem a internet. Vou listá-los e se você também faz o que vou descrever comente ao final deste post.

1 – A primeira razão pela qual as pessoas utilizam a internet é para buscar informação, por tanto para isso ela utiliza um buscador como o Google, YouTube e etc.

2 – A segunda razão pela qual as pessoas utilizam a internet é para interagir com mais pessoas, e para isso elas usam as redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter.

3 – Outro motivo pelo qual as pessoas acessam a internet é para consumir conteúdo de relevância dentro de sites, blogs ou até mesmo das próprias redes sociais.

4 – Mais um motivo para as pessoas acessarem a internet é para ter contato mais pessoal ou até mesmo profissional com outras pessoas através do e-mail.

Resumindo de forma prática: a pessoa abre o navegador, em uma guia faz o login em seu Facebook (redes sociais), em outra busca por informações no Google (buscadores), acha o que procura em um site (conteúdo) e na próxima guia ela checa a sua caixa de entrada para ver os e-mails que recebeu. Isso acontece nos smartphones também, porém de uma forma diferente através dos aplicativos.

Por tanto, se ao usuário fazer uma pesquisa relacionada ao seu nicho de atuação e o seu negócio estiver bem posicionado para ele te encontrar você ganha 1 ponto. Se ao usuário estiver navegando pelo feed de notícias dele no Facebook e ser engajado por um anúncio seu que o leva até site do seu negócio você ganha mais 1 ponto. Se o usuário encontrar a informação que procura no seu site ou redes sociais e consumir seus conteúdos você terá mais 1 ponto. E por último, se você conseguir transformar esse visitante ou seguidor em assinante da sua lista VIP você ganha outro ponto.

Se todas essas ações descritas no parágrafo acima acontecerem de fato, será impossível você não ter um aumento nas suas vendas com a ajuda do marketing digital. Mas para isso você deve ficar atento a algumas coisas.

  • Produza conteúdo de qualidade e autoral.
  • Utilize técnicas de SEO para receber visitas no seu site.
  • Patrocine seus conteúdos nas redes sociais aumentando assim a sua audiência.
  • Crie uma isca digital para construir sua lista de contatos qualificados.
  • Mantenha consistência nesse processo.

 

3 – Conclusão:

conclusao

Se este artigo serviu para abrir seus olhos para o marketing digital eu já estou satisfeito, agora se você quiser informações mais detalhadas a respeito de técnicas eu aconselho você a baixar o “Guia de Introdução ao Marketing Digital Para a Sua Empresa” gratuitamente. Basta você colocar seu e-mail no box abaixo e receber em seu e-mail. Vou continuar te mandando conteúdos diretamente para sua caixa de entrada nos próximos dias.

Eu não sei como está o seu negócio hoje, mas tenho certeza que aplicando as técnicas corretas de marketing digital você pode mudar totalmente a realidade dele. Se precisar de ajuda ou até mesmo uma mentoria para trazer o seu negócio para a internet pode contar comigo e com meu sócio Douglas, pois nosso papel vêm sendo esse há três anos, ajudar empresas a aumentar a sua audiência e captar novos clientes através da internet.

Um grande abraço e nos vemos em um próximo conteúdo.

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