Independente do seu objetivo utilizando a internet, você deve saber em qual lugar da web as pessoas estão e os motivos que levam elas a estarem lá.

Com isso claro em sua mente, fica muito mais fácil e assertivo para tomar decisões importantes e traçar uma estratégia de marketing em cima dessas informações.

O comportamento online das pessoas é apenas um reflexo de seus hábitos off-line. Provavelmente você irá se identificar com os fatores que levam as pessoas a entrarem na web, portanto veja os 4 principais motivos para utilizar a internet:

1 – Buscar informação:

internet: buscar informacao
internet: buscar informacao

Digamos que você está em casa e quer preparar algo diferente para o jantar, nesse caso a primeira coisa que vem à sua cabeça é o famoso “Vou pesquisar no Google”. Facilmente você encontrará centenas de sites de receitas com a informação que você quer.

Esse é só um exemplo rápido de como as pessoas buscam por informação na internet, mas nós poderíamos ficar falando por horas de inúmeras situações que nos levam constantemente a fazer uma busca na web.

Com isso você deve entender que os sites mais utilizados no mundo pelas pessoas são as ferramentas de pesquisas como o próprio Google, YouTube e Bing.

Por tanto quando o usuário pesquisar por algo relacionado ao seu nicho de atuação, obrigatoriamente você deve estar bem ranqueado. Para isso você pode escrever artigos envolvendo as perguntas mais frequentes relacionadas ao problema que seu negócio resolve. Trabalhe conteúdos em cima das dores do seu possível cliente.

De modo geral ao ajudar gratuitamente o usuário você acaba gerando valor para a pessoa e ela tende a querer retribuir de alguma maneira. Por isso você pode pedir para ela tomar alguma ação como: curtir sua página no Facebook, te seguir no Instagram (que está ligado ao segundo motivo pelo qual as pessoas usam a internet), se cadastrar em sua Lista VIP para receber mais conteúdos como o que ela acabou de ler, ou até mesmo uma ação mais agressiva.

O importante é não deixar esse usuário ir embora sem conseguir os dados dele ou algo em troca pelo conteúdo consumido.

2 – Interagir nas redes sociais:

internet: interagir nas redes sociais
internet: interagir nas redes sociais

Vamos admitir que a maioria das pessoas adora passar horas curtindo, comentando e compartilhando publicações com seus amigos, e isso está ligado com nossos instintos de viver e interagir em grupo.

O que a maioria das pessoas não sabe é que as redes sociais de modo geral são grandes empresas de mídia, que lucram com anúncios. E que você pode facilmente impactar seu público alvo com um custo-benefício muito bom.

Então com essa crescente enorme de adeptos as redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, ficou muito mais fácil impactar e captar clientes através da internet para pequenas e médias empresas que não tinham condições de competir por espaços de mídia na televisão, revistas e jornais de grande circulação.

Então é obrigação do seu negócio aparecer através de anúncios patrocinados na linha do tempo das pessoas com as características e regiões que você deseja atingir.

3 – Contato pessoal e profissional por e-mail:

internet: contato pessoal e profissional por e-mail
internet: contato pessoal e profissional por e-mail

É surpreendente como um dos primeiros mecanismos de comunicação através da internet continua sendo tão eficiente no quesito conversão nos dias de hoje e você vai entender o porquê agora.

Geralmente utilizamos o e-mail para trabalhar ou enviar algo importante a outra pessoa. Por óbvio tendemos a acreditar que aquela comunicação está sendo particular, isto é, de uma pessoa somente para outra pessoa.

No entanto hoje existem plataformas de e-mail marketing que disparam milhares de e-mails automáticos para quem você tiver de contatos. Isso trás possiblidades de ter uma comunicação mais pessoal, persuasiva e eficiente com o interessado ao que você tem a oferecer.

Leia mais sobre isso em: Eu preciso de uma de Lista e-mails para meu negócio?

Então tenha claro em sua mente que um negócio só é sólido na internet quando têm uma lista de contatos qualificados que irão gerar a recorrência em vendas.

4 – Consumir conteúdo:

internet: consumir conteúdo
internet: consumir conteúdo

O último principal motivo pelo qual as pessoas acessam a internet está relacionado com os três anteriores: O consumo de conteúdo.

Tanto quando uma pessoa está nas ferramentas de pesquisa, nas redes sociais ou no e-mail, ela têm um único objetivo, consumir e compartilhar conteúdo. Está aí a importância de ter um conteúdo de qualidade para oferecer.

O conteúdo é o meio capaz de gerar boas experiências e autoridade para marcas e negócios. É devido a ele que as pessoas utilizam os 3 tópicos anteriores.

Em um momento em que as propagandas através da televisão, jornal e rádio perdem cada vez mais influência na decisão de compra do consumidor por serem invasivas, o conteúdo possibilita que as marcas criem a necessidade de que seu produto ou serviço seja consumido, através de artigos, vídeos e imagens que ajudem as pessoas e que acabem as fazendo enxergar a solução do seu problema.

Mas você deve se atentar muito em saber diferenciar os tipos de conteúdo, afinal o conteúdo que as pessoas estão dispostas a consumir nas redes sociais, é diferente do que elas estão dispostas a encontrar nas ferramentas de pesquisa, assim como o conteúdo que elas querem receber em sua caixa de entrada no e-mail.

Para você entender melhor a diferenciação deles, fica aqui algumas dicas:

  1. Redes Sociais: Conteúdos mais curtos e que instigue o usuário a querer compartilhar com seus amigos, daí a viralização de muitos conteúdos.

2. Ferramentas de pesquisa: Conteúdos mais técnicos e um pouco mais extensos que instigue o usuário a se cadastrar em algo seu.

3. E-mail: Conteúdos ainda mais profundos e persuasivos, que te trazem a possibilidade de ofertar algo com mais precisão.

 

Vamos imaginar…

Veja se você também tem esse mesmo comportamento no computador ou celular?

*A ordem das janelas não altera o resultado.

Computador:

Ao abrir seu navegador, em uma guia você faz o login no seu Facebook, em outra abre o YouTube e coloca a carregar alguns vídeos novos do seus canais favoritos, em uma outra guia verifica sua caixa de entrada para ver se recebeu algum e-mail importante, e por último pesquisa no Google aquela dúvida que surgiu na conversa com um amigo.

Celular:

Aqui não é muito diferente, porém através dos aplicativos destas plataformas. Logo cedo você dá aquela primeira conferida básica nas conversas no Whatsapp, depois vai até o Facebook se atualizar, passa na caixa de entrada do e-mail, e dependendo se estiver no wifi você até assiste algum vídeo pelo YouTube.

Dica Bônus:

Se você conseguir estar presente com qualidade para seu público nestas quatro frentes de atuação na internet, você multiplica muito as chances de ter resultado com o marketing digital.

Tenha uma comunicação integrada onde você conduza o usuário a sempre manter contato com o seu negócio visando sempre estreitar as relações cada vez mais.

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Até o próximo conteúdo.

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