Ol√°, quer casar comigo? ūüėÄ

Provavelmente 99% das pessoas (afinal sempre existe aquele 1% de chance hehe) diriam um grande e doloroso NÃO!

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Isso acontece porque eu pulei algumas etapas do relacionamento, e da mesma forma acontece com as vendas do seu negócio. Afinal marketing (vendas) é relacionamento!

Então da mesma maneira que eu não posso te pedir em casamento logo de cara sem ao menos te conhecer, você também não pode sair forçando e oferecendo seu produto com a intenção de que as pessoas comprem. Sinto lhe dizer, mas isso não vai funcionar.

Apelidei carinhosamente esta pr√°tica de ‚ÄúEmpurroterapia‚ÄĚ. √Č quando voc√™ tenta de qualquer forma empurrar seu produto para as pessoas. Mas essa pr√°tica infelizmente tem um efeito reverso e faz com que o consumidor n√£o goste de voc√™ ou da sua marca.

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 Mas então qual é a maneira correta de se vender?

Bom, o que vou te passar neste artigo é o que eu uso no meu negócio e o que já apliquei e deu certo para diversos clientes. Baseia-se em 4 etapas de relacionamento que acarretam na venda sem precisar forçar nada.

1¬į Etapa – Me conhe√ßa:

A primeira delas √© mostrar ao seu p√ļblico que voc√™ existe, se posicionando com a identidade e linha que voc√™ vai seguir. Ou seja, mostrar para eles sobre o que voc√™ est√° disposto a falar e iniciar uma rela√ß√£o.

Ent√£o para isso voc√™ deve construir conte√ļdos relevantes para o p√ļblico alvo do seu neg√≥cio, ent√£o utilize as principais d√ļvidas que eles t√™m e que seu produto resolve.

Estes conte√ļdos devem gerar valor para o p√ļblico, ent√£o pense muito bem para quem voc√™ quer vender e construa os v√≠deos e textos em cima dessas informa√ß√Ķes.

Vou ser bonzinho com você e te dar exemplos práticos:

1¬ļ Ex: Digamos que voc√™ seja um coaching de carreira que quer ajudar jovens a identificarem qual √°rea profissional eles mais se identificam e devem seguir, al√©m de ajudar pessoas frustradas e infelizes em suas carreiras atuais a encontrarem uma sa√≠da para trabalhar com o que gostam. De cara j√° surgem em minha mente v√°rios temas de v√≠deo como: ‚ÄúSaiba como identificar a melhor profiss√£o para voc√™ seguir‚ÄĚ, ‚ÄúDescubra porque existem mais pessoas trancando a faculdade do que se formando‚ÄĚ, ou ‚ÄúSe voc√™ est√° frustrado com sua carreira assista a esse v√≠deo‚ÄĚ. Depois dos conte√ļdos criados voc√™ deve public√°-los e trazer visibilidade a eles, atrav√©s das redes sociais, blog, canal no YouTube, etc.

E uma das melhores armas para divulgar seu conte√ļdo e fazer com que as pessoas saibam da sua exist√™ncia te diferenciando dos concorrentes s√£o os an√ļncios no Facebook, onde voc√™ consegue com um investimento baixo atingir exatamente as pessoas na regi√£o e com interesses e caracter√≠sticas que voc√™ deseja.

2¬į Etapa ‚Äď Goste de mim:

De acordo com que o tempo passa e você continua gerando valor para essa pessoa, ela vai se conectando cada vez mais com você até começar a gostar de você e do que você diz.

Esse √© um processo inconsciente na mente das pessoas, e acontece devido ao gatilho mental da reciprocidade. ‚ě°¬†Leia depois ‚ÄúO que S√£o Gatilhos Mentais‚ÄĚ

Sabe quando alguém te ajuda em algum problema que você tem, ou faz algo que representa bastante para você?

Isso gera dentro de você um desejo de retribuir na mesma intensidade na primeira oportunidade que tiver.

E é isso que você deve causar na sua audiência, um sentimento de gratidão por dar dicas e ajudar eles no assunto que você ou sua empresa domina.

Se você cumprir esta etapa com sucesso, já pode pedir algo em troca para ela. Mas não exagere, não é a hora de vender ainda. A sua missão agora é estreitar este relacionamento e pegar o contato desse seguidor.

¬†3¬į Etapa ‚Äď Confie em mim:

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Quando ele começa gostar de te acompanhar, a segunda etapa foi concluída. Agora na terceira etapa você tem que despertar a confiança dele, e a melhor maneira de criar estes primeiros laços de confiança é convidando o seu seguidor para fazer parte de uma lista VIP sua no Whatsapp ou no e-mail.

Esse será o seu pagamento inicial pela ajuda e dicas que você já deu a ele e o tornou um seguidor seu.

O ganho de confian√ßa n√£o acontece do dia para a noite, mas sim atrav√©s do relacionamento durante algum tempo, e voc√™ deve ser frequente na entrega de mais conte√ļdo de valor. Sempre engajando a pessoa a responder suas mensagens.

A confiança é algo que leva tempo para ser construída, mas você pode perdê-la rapidamente. Então tenha ainda como foco nessa terceira etapa apenas ajudar até ter certeza de que a pessoa está pronta para receber sua oferta.

4¬į Etapa ‚Äď Compre de mim:

At√© que em fim chegamos na parte ‚Äúboa‚ÄĚ, √© hora de vender. Mas como nas etapas anteriores existe uma maneira correta para fazer isso.

Você vai perceber que de acordo com que você vai ajudando a sua audiência, automaticamente eles irão querer comprar ou contratar algo de você.

Sua oferta está irresistível?

As pessoas só compram quando percebem valor. Então na hora que for fazer sua oferta nas redes sociais, e lista de contatos, esclareça ao máximo o valor e o quanto aquilo realmente vai ajudar a vida do seu cliente.

Para exemplificar o que é uma oferta irresistível, lá vai:

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Imagine que voc√™ tem uma nota de R$ 10,00 e vai at√© o centro da sua cidade e grita bem alto ‚ÄúTroco uma nota de 10 reais por outra de 10‚ÄĚ. Provavelmente v√£o achar que voc√™ √© louco e as pessoas n√£o v√£o te dar √† m√≠nima.

Agora imagine que voc√™ tem uma nota de R$ 100,00 e vai ao mesmo local e grita ‚ÄúTroco uma nota de 100 reais por uma de 10‚ÄĚ. Possivelmente as pessoas ainda achar√£o que voc√™ √© louco, mas pode ter certeza que muita gente vai para sua volta tentar trocar a tal nota de 100 por uma de 10.

Quero deixar claro que não recomendo que você faça isso! Hehe

Então sua oferta deve ser atrativa, e indico que você conte a história do seu método/produto/curso/consultoria/serviço que trará credibilidade. Você também deve oferecer garantia de satisfação (se possível), e o mais importante, mostrar exemplos de sucesso de quem já se beneficiou com seu negócio.

O gatilho mental da prova social √© um dos mais interessantes. ‚ě°¬†Leia depois os ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ‚Äú7 Gatilhos mentais mais poderosos que eu utilizo‚ÄĚ.

√Č essencial que voc√™ mate as obje√ß√Ķes, isto √©, as desculpas que seu p√ļblico d√° para n√£o comprar de voc√™. Vou listar as mais frequentes:

1 – Isso √© muito bom para ser verdade. (Lembra do exemplo da nota de 100 reais? Por isso a import√Ęncia dos depoimentos falando de voc√™ ou do seu neg√≥cio).

2 РIsso não dá certo pra mim. (Mostre para quem seu produto realmente é)

3 ‚Äď Eu n√£o tenho tempo para isso. (Deixe claro o tempo que pessoa a precisar√° para implementar)

Fale bastante da transformação que seu produto causará na vida dela.

E se você acha que para construir uma oferta irresistível você deve baixar o preço, guarde essa frase.

‚ÄúDesconto √© o imposto que empreendedor paga por n√£o conseguir agregar valor suficiente‚ÄĚ.

Então essas são as 4 etapas que eu sigo no meu negócio online e no negócio dos meus clientes para conseguir vender mais.

Espero que este artigo te ajude a não ser mais um vendedor chato e ter que ficar forçando seu cliente a comprar de você.

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At√© o pr√≥ximo conte√ļdo.

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