encontrar publico
encontrar publico

Antes de começar, vamos deixar claro que uma coisa é certa: ninguém conhece o seu público melhor do que você. Afinal, todo o tipo de informações durante esta etapa é essencial para atingir as pessoas certas e realmente obter resultados. Esse conjunto varia desde o perfil, comportamento, poder de compra, faixa etária, dentre outros itens fundamentais.

Isso significa que, na internet, nem sempre o mais é sinônimo de adição. Você não precisa impactar o máximo de pessoas que conseguir. O importante na verdade é identificar o seu público no ambiente digital e entender onde cada uma dessas pessoas está. Para isso, separamos 7 dicas para tornar esse caminho um pouco menos complicado. Dá uma olhada:

1 – Concorrênciadt marketing digital

O principal equívoco que a maioria das pessoas cometem é fazer da estratégia o primeiro passo. Antes de tomar qualquer atitude, é importantíssimo entender o que está acontecendo dentro do seu mercado na internet. Buscar informações, pesquisar e analisar os concorrentes para analisar como eles estão se comunicando com o público e com quem estão falando são alguns dos itens que devem ser levados em conta. Quando fizer essa análise, atribua importância a questões como qual é a linguagem e abordagem utilizada, qual é o tipo de público e tente identificar quais estratégias estão sendo colocadas em prática. Pode não parecer, mas esse estágio vai fazer com que você crie uma base de dados eficiente para todo o desenvolvimento do seu projeto.

2 – Buscas orgânicas x buscas pagas

dt marketing digital buscas organicas e pagas

Este é praticamente uma sequência do primeiro passo. Aqui, você vai fazer uma pesquisa sobre todos os termos relacionadas ao seu produto e serviço. Para isso, indicamos que você comece pensando como seus potenciais clientes fazem para encontrar o que você está oferecendo. Pode até parecer estranho, mas é exatamente na página de resultados das buscas orgânicas e pagas que conseguimos identificar para quem os concorrentes estão anunciando. Estude títulos e descrições utilizados nas buscas orgânicas e também nos links patrocinados, é naquela mensagem onde a empresa transforma o usuário em cliente. Dar atenção para uma questão como essa faz com que você perceba quem é o público-alvo do concorrente e isso significa que você pode até mesmo encontrar uma maneira de se destacar dos demais.

 

3 – Redes Sociais

dt marketing digital

Antes de começar a divulgar seu produto, identifique em qual rede social seu público potencial está e onde estão seus concorrentes. Todo esse mapeamento é uma questão de análise. Além disso, entenda que as redes sociais, assim como as buscas, são plataformas ótimas para serem analisadas quando queremos buscar o público da empresa. Esse é mais um ambiente onde você pode monitorar com quem seus concorrentes estão conversando e também encontrar novas oportunidades.

 

4 – Hipóteses

dt marketing digital

Agora que você provavelmente passou pelos passos anteriores e já identificou quem é o seu público online, chegou a hora de formular hipóteses. Sim, isso mesmo que você leu, este é o passo onde você deve basicamente fazer a ficha completa dos concorrentes analisando o conteúdo do site, anúncios e as redes sociais. Você vai perceber que sua visão inicial de público ficou ainda mais aprimorada e vai entender aspectos mais profundos do seu consumidor, seus hábitos enquanto estão online e conseguir ter algo mais palpável após todos os critérios de avaliações que você vai criar traçando o perfil de usuário que você acredita ser o ideal para alcançar.

 

5 – Pesquisa com o público

publico alvo dt marketing digital

Esperamos que você também esteja percebendo que a cada passo que damos, nos aproximamos ainda mais do público da sua empresa. Todas as informações que temos até aqui ajudam a moldar o perfil de quem você realmente precisa atingir para obter bons resultados. Após formular uma hipótese, esse é o momento de começar a confirmar todas as suposições ouvindo todas as pessoas que você acredita ser seu alvo. Só eles podem lhe dizer se você está mesmo no caminho certo e você pode fazer isso tanto por meio de uma pesquisa quantitativa como também selecionando pessoas para uma entrevista e uma análise qualitativa. É aqui onde você faz perguntas para o usuário sobre tudo o que necessita para traçar o caminho correto.

6 – Mão na massa

dt marketing digital

É no penúltimo passo que vamos transformar todas as dúvidas e suposições em certezas. Chegou a hora de testar se tudo o que você descobriu até agora vai realmente funcionar na prática. E, por incrível que pareça, essa é a melhor maneira de descobrir se você vai atingir o seu público após a pesquisa. Para isso, comece a trabalhar utilizando como potenciais clientes todas essas pessoas que você mapeou e veja como as coisas estão fluindo. Ter esse feeling é essencial para entender como o público recebeu e também como se comportou com a sua mensagem. Não tem jeito, é testar para ver. Coloque a mão na massa e fique atento com as respostas que você vai obter. Se for necessário alterar algo, entenda isso como um aprimoramento dentro do processo.

7 – Analytics

analytics dt marketing digital

Finalmente chegamos no último passo. Agora é o momento de utilizar o web analytics para analisar dados concretos e ver qual é o cenário da sua empresa diante do usuário.

É aqui onde você vai ter a certeza do que está acontecendo e tirar a prova de que apesar da longa caminhada, ela valeu todo o resultado.

Aqui você consegue descobrir qual é o perfil de usuário que mais acessa o seu site e qual se transformou em cliente, você consegue direcionar esforços para potencializar ainda mais seus resultados e até mudar o foco para outro tipo de público, tudo depende dos seus objetivos ao longo do tempo.

O importante é ficar atento a essas métricas e ir adaptando suas estratégias ao seu favor, de acordo com os dados obtidos na ferramenta para atrair cada vez mais o seu público. Esse é um processo de otimização constante.

Bom, agora que você descobriu os 7 passos fundamentais para obter resultados de impacto nos seus negócios através do público, você também pode levar o seu negócio para outro nível e descobrir como uma empresa cria a própria audiência aqui.

Tenha uma ótima semana!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here