Você sabia que o copywriting é responsável por mais de 70% das vendas? Se você não colocar a copy em pratica, você está perdendo dinheiro, ou melhor está deixando dinheiro na mesa. Porque simplesmente não há como construir ótimas ofertas sem “a arte de escrever”. E não há como aplicar a copywriting sem usar os gatilhos mentais.

Então vamos ao que interessa, nesse artigo vou te mostrar 7 exemplos de gatilhos mentais que te ajudaram a aumentar significativamente suas vendas, lembrando não há nada de errado em usar esses gatilhos mentais, quando você aplica de forma íntegra.

Se você NÃO sabe detalhadamente o que são gatilhos mentais?

Então antes de continuar lendo este artigo, confira o artigo

O QUE SÃO GATILHOS MENTAIS”. Clicando aqui.

Caso saiba exatamente do que estamos falando, continue comigo! 😀

 

1) Gatilho mental da segurança

“Consumidor seguro é consumidor comprador”.

A segurança é um dos gatilhos mentais mais poderosos. Quando você está ofertando seu produto ou serviço, é mais do que fundamental você demonstrar confiança e segurança para seu cliente. Esse gatilho está alinhado tanto a segurança de quem está vendendo, quanto da sensação de segurança que seu produto pode causar no seu cliente.

Se o seu cliente tiver a percepção de segurança em tudo o que você está dizendo, isso aumentará a chances de ele entender que o que você está oferecendo é ideal para ele.

É importante ressaltar que uma das formas de fazer com que aumente a sensação de segurança é você apresentar RESULTADOS para ele, por exemplo: você oferecendo um produto para seu cliente, é interessante apresentar quem já está tendo os resultados com o mesmo, com certeza isso irá aumentar as chances de compra do seu produto ou serviço.

Vamos a dois exemplos.

1 – “O produto já ajudou mais 897 pessoas a terem uma vida mais saudável.”

2 – “O produto irá diminuir 75% as chances de você ficar doente no inverno.”

 

2) Gatilho Mental da Razão (Porque)

gatilho do porque

Todos nós seres humanos temos objeções quando nos oferecem alguma coisa, então sabendo disso precisamos rebater essas objeções com o gatilho do “PORQUE“. É muito mais simples tentar convencer alguém quando você conta o porquê ela deve adquirir o seu produto ou serviço. E isso acontece devido nossa mente humana precisar chegar a conclusões a partir de suposições. Isso é um dos meios pela qual as pessoas propõem os seus motivos ou explicações para causa ou efeito.

Quando fizemos algum pedido de favor para as pessoas ou estamos oferecendo algo, apresentar a razão do pedido ou oferta, aumenta muito as chances de a resposta ser positiva. As pessoas tendem a querer saber o motivo pela qual elas devem tomar determinada ação.

Esse gatilho da razão é muito utilizado por grandes líderes de empresas e também funciona muito nas vendas de produtos ou serviços, então não diga apenas o que elas devem fazer, mas sim diga o porquê elas devem fazer.

Segue um Exemplo:

Imagine que você precise tirar xerox de alguns documentos, e ao chegar na papelaria acaba encontrando uma fila enorme de pessoas que assim como você também querem tirar xerox, mas você está com muita pressa e não pode esperar, O que você faz? Vamos aos exemplos…

  • Você pede para furar a vila dizendo:

1 – Desculpe, posso furar a fila estou com pressa?

2 – Desculpe, é meu primeiro dia de trabalho, e preciso tirar 5 xerox desse documento para o meu chefe, senão posso perder meu emprego, deixa eu passar na frente?

Quais dos dois exemplos você nota que funcionaria melhor?

Acredito que você também pensou como eu, escolheu o 2º, certo?!

Pois bem , no exemplo número “2” fica nítido o “PORQUE” ao meio da frase, esse exemplo realmente aconteceu nos EUA e por mais incrível que pareça, cerca de 95% das pessoas deixaram essa pessoa furar a fila, já no primeiro exemplo apenas 20%.

 

3) Gatilho mental da Prova Social

gatilho prova social

Esse gatilho mental é muito forte, principalmente na hora de vender. A prova social nada mais é do que as pessoas falando bem de você, falando bem do seu produto ou serviço.

De acordo com o neuromarketing um dos segredos para aumentar nossas vendas é mostrar para nossos futuros clientes outras pessoas que já consumiram. É bem simples de você entender, nós seres humanos tendemos há ter determinada ação de acordo com a grande maioria das pessoas. Se existe muitas pessoas falando de uma coisa boa, falando bem de você a tendência é acreditarmos naquilo e resolver seguir também.  Vou te dar um exemplo?!

Imagine comigo, que você precisa ir na padaria, pois já está na hora do café né ? risos.. pois bem você vai na padaria e a encontra cheia, lotada de pessoas, mas você está com pressa e resolve procurar outra, ai você encontra uma vazia, e a pergunta é:

De qual dessas duas padarias você prefere comprar?

Da padaria que está lotada de pessoas ou dessa que não tem ninguém? Provavelmente você tomaria a mesma ação que todos, você prefere ir na que está lotada, porque se está lotada é porque é BOOOOOOM! 🙂  Viu que funciona?!

Vamos para o próximo gatilho?!

 

4) Gatilho da Autoridade

dt marketing digital

Quando seu produto ou serviço é demonstrado com uma autoridade na área suas chances de sucesso é maior.

Eu não sei o produto ou serviço que você vende mas digamos que você está oferecendo um produto de emagrecimento, nada melhor do que ter uma nutricionista renomada para falar do produto, ou então digamos que você é um Especialista em Marketing Digital assim como “EUrisos.., nada melhor do que ter uma pessoa renomada falando bem de você, isso tudo transfere autoridade e acaba eliminando as dúvidas se você é capaz ou não de ajudar os seus clientes.

A medida em que sua autoridade vai aumentando, você pode usar isso para oferecer outros produtos ou serviços, e como as pessoas já confiam em você é mais do que certo que você terá êxito em vendas.

É muito importante você entender que a autoridade é colocar sua credibilidade em jogo, as pessoas acreditam em você, então tome cuidado no que você está oferecendo, o lance da credibilidade é parecido com a da confiança leva meses ou até anos para construir, mas pode levar segundos para perder, então cuidado!

Outra forma de construir autoridade que leva um pouco mais de tempo, mas se torna até mais eficaz que os exemplos acima, é trabalhar conteúdos de qualidade, como: escrever artigos para seu site, produzir vídeos para canal do Youtube, isso tudo faz com que as pessoas te olhem diferente, porém você deve produzir este conteúdo com qualidade e com consistência, ou seja, você deve acostumar a sua audiência que frequentemente você posta novos conteúdos. E por último você deve trazer visibilidade para esses conteúdos para que eles causem impacto no maior número de pessoas possível. Consequentemente elas passam a te ver como autoridade em determinado assunto.

 

5) Gatilho Mental da Reciprocidade

dt marketing digital

A reciprocidade está relacionada a dar presentes! 😃 Como assim Douglas?! simmmm! Quando você ganha um presente de alguém não te dá vontade de retribuir? Claro que sim, né? Pois bem, você acaba de cair no gatilho da reciprocidade, isto é instintivo.

Isso também fica mais claro para mim, quando as pessoas que leem o blog da DT Marketing Digital, ou acabam assistindo os nossos vídeos.

Comentam…

” Douglas comprei um produto que você indicou e fiz questão de comprar com você por conta de todas as dicas que a DT tem me passado .

Isso acontece com muita frequência e para nós é gratificante ler isso!

O marketing de conteúdo funciona muito bem por conta disso, as pessoas recebem com frequência todo nosso conteúdo gratuito, que de alguma forma ajuda nos seus negócios ou na vida delas, quando elas se deparam com algum produto ou serviço da DT, se sentem com muita vontade de comprar, então antes de irmos para próximo gatilho a dica que tenho para passar sobre esse tema é,

Ajude o seu cliente sem pedir nada em troca e você verá automaticamente o seu negócio crescendo”. 😊

Próximo gatilho, vemmmmm 🙂

6) Gatilho Mental da Afinidade

dt marketing digitalAs pessoas gostam de comprar de quem se parece com elas. Uma das formas de você estimular suas vendas é gerar mais afinidade com seu público. Ok! Douglas como posso fazer isso? A primeira coisa a se fazer é conhecer detalhadamente quem é o seu cliente. Esse é um dos primeiros passos para se criar um negócio. Quando você começar a falar na mesma linguagem com seu público, você conseguirá potencializar seus resultados.

O storytelling, que quer dizer, a arte de contar histórias, acaba facilitando as coisas nesse sentido. Por exemplo: Quando a pessoa ou escuta sua história ela tende a se identificar com alguns pontos, e isso gera afinidade, que também costumo chamar de pontos de conexão.

Quando numa carta de vendas você mostra que no início do seu negócio não foi fácil, que passou por diversas dificuldades etc.., e se ela estiver passando pelas mesmas coisas, vai se sentir influenciada em seguir os seus conselhos, justamente pelos pontos de afinidade que falei logo acima, entendeu? 🙂

Grave isso: Eu me conecto com aquilo que eu tenho afinidade. 😉

Segue dois exemplos:

1 – Eu nem sempre fui empreendedor, já sofri com falta de grana, assim como você.

2 – Eu já coloquei um prego no meu chinelo, assim como você. Risos.

 

7) Gatilho da Escassez

Para amar qualquer coisa, basta perceber que ela pode ser perdida ”. – G. K. Chesterton ”.

Escassez acaba promovendo um senso de urgência que para o ser humano é uma das piores sensações, a perda da possibilidade da escolha.

Posso usar como exemplo o fim de um relacionamento, aonde muitas vezes falam por aí, Só vai dar valor quando perder, é isso mesmo, quando algo se torna difícil e raro de conseguir nos passamos dar mais valor, esse gatilho é muito poderoso é utilizado frequentemente em vendas.

Mais um exemplo… imagine que você entra numa página de vendas de determinado produto e percebe que está escrito, Restam ainda 2 produtos, automaticamente, se você realmente está pronto para comprar, você irá tomar a ação de compra.

Também podemos citar como exemplo numa página de vendas quando existe um cronometro regressivo que demonstra que seu tempo para comprar determinado produto está acabando, desperta também o sentimento de urgência.

Segue um exemplo:

1 – As vendas irão se encerrar em 59 segundos 🙁 “.

Esse além de causar o sentimento de urgência, acaba com um outro sentimento, o sentimento da procrastinação, pois o gatilho faz com que você se mova, por mais que ainda não esteja 100% seguro.

Gostou desse conteúdo? Comenta aqui abaixo de qual gatilho você mais gostou, também aproveita para se inscrever na nossa lista Vip, lá você vai receber um conteúdo exclusivo no seu e-mail, clicando aqui.

Grande Abraço do seu amigo, Douglas Souza.

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